Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ciop promove ação de Natal e conscientiza contra trotes

Ciop promove ação de Natal e conscientiza contra trotes

• Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 09h44
  • Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 10h54

Tarde animada e feliz com cerca de 30 crianças integrantes do projeto “Esconderijo Kids”, da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), do bairro da Pedreira, que visitaram a sede do Centro Integrado de Operações (Ciop), nesta terça-feira, 17. A visita monitorada faz parte do projeto Amigo do Ciop, que ajuda a aproximar a Comunidade ao Centro, auxiliar a conscientizar e fidelizar pessoas junto à missão do Centro visando combater as chamadas falsas (trotes) e diminuir casos de poluição sonora.

Participaram da ação, o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), capitã PM Zariffy, coordenadores do Ciop, coordenadora do projeto Esconderijo Kids, Lia Cunha, a pastora da IEQ Pedreira, Marcela Oliveira, além das crianças. Os estudantes, que são da faixa etária de 4 a 15 anos, foram dividas em duas turmas, conforme a faixa etária, sendo que os mais velhos participaram de palestras de conscientização, enquanto os mais novos vivenciaram atividades lúdicas e musicais que abordaram o trote, o serviço do Ciop para a população e como elas podem ajudar a combater essa prática criminosa, tornando-se amigos do Centro também. “O trote não é legal, é errado. A gente pode ajudar o Ciop fazendo coisas boas na rua e em casa”, diz a pequena Gabriela Lima Lamoa, de 7 anos, participante da ação.

Todas as crianças receberam certificado da Segup/Ciop oficializando-os como Amigos do Ciop. De acordo com o coronel Rayol, a ação desse projeto ocorre para reunir pessoas junto à missão do Centro com vistas a melhorar a qualidade do serviço do atendimento à população. Mas, na tarde dessa terça-feira, o projeto foi especial, pois além da conscientização, a direção do Centro proporcionou uma comemoração natalina para as crianças, com lanches, personagens natalinos, como o Papai Noel, e doação de brinquedos. “Trabalhamos com crianças de escolas públicas e de projetos sociais. Dessa vez, selecionamos crianças que vivem em situações vulneráveis socialmente, e que são acolhidas em atividades na igreja evangélica. A ação foi uma oportunidade de vivenciar esse momento que o Natal nos traz de reflexão do tempo de esperança em um mundo melhor, de igualdades, portanto, foi um momento fraterno para toda a família Ciop”, ressalta o diretor.

SOBRE O PROJETO AMIGO DO CIOp

O projeto Amigo do CIOp tem o objetivo de reduzir trotes e combater as ocorrências de poluição sonora/perturbação do sossego alheio. O projeto já incluiu 200 pessoas diretamente da comunidade, mais as pessoas envolvidas nas redes sociais, além de familiares e amigos daqueles que se tornaram agentes multiplicadores. Iniciou-se a ação com 60 estudantes, entre crianças e adolescentes, que foram capacitados por servidores do CIOp, para combater ligações falsas para a central de chamadas 190. Já expandiu para mais 140 alunos de escolas estaduais. Ainda, esse projeto permite que a comunidade conheça as instalações e o funcionamento do Centro a partir de visitas monitoradas ao CIOp. Essa ação proporciona ao servidor uma valorização e responsabilidade junto aos jovens, fazendo com que eles se sintam responsáveis na formação de crianças/jovens mais cidadãos e conscientes dos seus deveres.

No ano de 2018, o CIOp recebeu quase 1,5 milhões de chamadas (1.462.334) na RMB, sendo 141.977 ligações falsas (11%): uma média de 12 mil trotes por mês; 400 ligações falsas diariamente na central 190. Porém, com a ação do projeto Amigo do CIOp, nota-se que houve uma redução de 28,80% no índice de trotes, pois de janeiro a outubro de 2018: 121.473 trotes, e de janeiro a outubro de 2019: 86.485 trotes. Vê-se essa diminuição como resultado dessa prática de conscientização direta do CIOp com a comunidade integrada no projeto.

SOBRE O CIOp

O Ciop foi inaugurado em 29 de maio de 1998, instituído pelo decreto estadual Nº 2.959 de 1998, sendo o primeiro centro integrado de segurança pública implantado no Brasil. O CIOp tem a missão de mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Seap e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança, permitindo o despacho oportuno de guarnições com o objetivo de promover um atendimento ágil e estratégico. O atendimento do Ciop 190 ocorre em toda a RMB. No interior do Pará o serviço é realizado pelos Niops em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá, Santarém e Paragominas, além do Centro de Atendimento e Despacho (CAD) em Salinópolis, ligado ao Niop Capanema.

Texto: Edenice Pereira (Ascom CIOp)

Foto: Leandro Santana