Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos oficiais da PM visitam o Ciop

Alunos oficiais da PM visitam o Ciop

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h23
  • Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 12h47

Cerca de 150 alunos do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura” realizaram visita técnica na sede do Centro Integrado de Operações (Ciop), nos dias 28 e 29 de agosto. A visita faz parte da disciplina “Tecnologias da Informação e Telecomunicações”, ministrada pelo instrutor de Desenvolvimento de Telecomunicações, major PM Odiney.

Segundo o instrutor, a disciplina soma uma carga horária de 40 horas, sendo que 05 horas são da parte prática, que contempla a visita técnica operacional ao Ciop, órgão subordinado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). “O objetivo da visita é ampliar a visão de experiência técnica de trabalho do policial militar, a partir das instruções recebidas no curso e do entendimento do funcionamento do Ciop, pois assim os alunos conhecem todos os sistemas de informações, rádio, entre outros operados integradamente no Ciop”, afirma o major.

A visita técnica foi dividia em duas partes: palestras e visita às instalações do Centro. No primeiro momento, houve uma apresentação sobre o Ciop, o papel da polícia militar no Centro, e instruções sobre a Sala de Operações, ministrada pelo coordenador operacional do Ciop, tenente-coronel PM Elton Medeiros e, também, receberam palestra sobre a central de chamadas 190, o tripé de funcionamento do Centro: atendimento, despacho e videomonitoramento, apresentada pela coordenadora de Call Center 190, delegada Danielle Souza. Em seguida, os participantes conheceram as instalações do Ciop, passando pelo setor de bastidores, onde ficam os equipamentos de infraestrutura de Tecnologia e Informação (TI), como servidores e links que proporcionam a comunicação com os demais órgãos do Estado. Após, conheceram a Sala de Operações, viram o serviço real da central de chamadas 190, do despacho de viaturas e do videomonitoramento de câmeras de segurança pública.

Para o diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, a visita técnica de alunos oficiais da PM confirma a integração do Ciop com a PMPA, pois se trata de um dos órgãos que trabalha integradamente com o Centro. “Receber no Ciop os alunos e futuros oficiais militares da PM é uma atividade positiva para todo o sistema de segurança pública e para a sociedade, que logo mais receberá policiais com formação técnica e com a ciência de como eles deverão agir no atendimento de ocorrências demandadas pelo 190, quando estiverem trabalhando em missões externas de policiamento”, afirma o gestor.

Para o aluno oficial da PM, Handiel Parente, a visita foi relevante para sua formação. “Nessa visita estamos conhecendo como funciona a porta de entrada do cidadão ao serviço público de segurança. Pude entender como é a funcionalidade e como esse atendimento se dá via Ciop. É muito interessante o processo. Aqui no Ciop podemos enxergar essa interação entre os órgãos, então está sendo muito válida essa visita aqui”, frisa.

SOBRE O CIOP

O Ciop, órgão que integra as seis instituições que compõem o sistema de segurança pública do Estado (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Susipe e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), tem como missão mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança pública, permitindo o despacho oportuno de guarnições com o objetivo de promover um atendimento estratégico na RMB.

Texto: Edenice Pereira (Ascom CIOp)

Foto: Nicolas Robson (Ascom CIOp)