Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CIOp divulga balanço do 190 de julho na RMB e interior


Início do conteúdo da página
Notícias Gerais

CIOp divulga balanço do 190 de julho na RMB e interior

  • Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 09h52
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 13h35
imagem sem descrição.

O Centro Integrado de Operações (Ciop), subordinado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém do Pará, enviou um total de 69 militares para reforçar o serviço de atendimento de urgência e emergência na área de segurança pública, em Salinópolis, Mosqueiro e Marabá, localidades que recebem muitos veranistas da região e de vários lugares do país e do estrangeiro. Ainda, houve um acréscimo de 7 câmeras de segurança pública para Salinas e 4 para Mosqueiro. Essas ações foram integradas à Operação Verão 2019, planejada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), com a finalidade de reforçar o contingente para os serviços na área de segurança pública. Confira o balanço abaixo.

Acompanhe os números de ocorrências de urgência e emergência, na área de segurança pública, para o número 190, entre os dias 01 de julho a 05 de agosto de 2019, e o comparativo desse período com o ano passado em:

REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB)

Chamadas no Call Center 190 na RMB – Julho 2019

Tipos de chamadas

2018

2019

Chamadas recebidas

128.099 (100%)

114.047 (100%)

Chamadas atendidas

115.585 (91,79%)

104.815 (91,91%)

Chamadas abandonadas

10.514 (8,21%)

9.232 (8,09%)

 

Percebe-se que o número de chamadas de urgência e emergência para o Ciop 190 diminuiu, em relação ao mesmo período do ano passado. Houve um decréscimo de cerca de 14 mil ocorrências na Grande Belém, o que segundo o diretor do Centro, coronel PM Rayol de Oliveira, isso demonstra um resultado positivo da atuação integrada e proativa das operações de Segurança Pública no Pará. Veja, a seguir, os índices comparativos da classificação de chamadas atendidas pelo Ciop na RMB na Operação Verão 2019 com a do ano passado.

 

Classificação das chamadas no Call Center 190 na RMB – Julho 2019

Classificação das chamadas atendidas

2018

2019

Chamadas atendidas

115.585

104.815

Ligações erradas

45.416

36.829

Não completada

34.739

27.783

Ligações falsas (trotes)

11.679

9.526

Ocorrências geradas/registradas

19.434

15.791

Informações

18.805

18.125

Agradecimentos

104

95

 

Nota-se que os índices diminuíram. Destaca-se o número de ligações falsas, os conhecidos trotes, que diminuiu cerca de 2 mil chamadas falsas, apesar de ainda ser o número relevante que atrapalha o serviço de atendimento de urgência realizado no Ciop. Abaixo, você pode observar o ranking das cinco principais naturezas de ocorrências registradas via 190 na RMB.

Ranking das 5 principais ocorrências via 190 na RMB Julho 2019

OCORRÊNCIAS

2018

2019

1. Poluição sonora/Perturbação do Sossego alheio

6.114

5.207

2. Atitude suspeita

2.030

1.501

3. Lesão corporal

1.680

1.431

4. Ameaça

1.161

840

5. Roubo

950

804

 

SALINAS

O Centro de Atendimento e Despacho (CAD) em Salinópolis registrou 10 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado, em relação aos trotes os números diminuíram 13%. E, entre as principais ocorrências geradas, fico no topo os casos de acidentes de trânsito, em seguida veio a natureza roubo, veja a lista completa abaixo.

Dados do Call Center 190 em Salinas – Julho 2019

TIPO

2018

2019

Ocorrências geradas/registradas

261

271

Ligações falsas (trotes)

210

183

 

Ranking das 5 principais ocorrências via 190 em Salinas Julho 2019

OCORRÊNCIAS

2019

1. Acidente de trânsito

35

2. Roubo

28

3. Ameaça

26

4. Mal estar

25

5. Atitude suspeita

18

 

MARABÁ

No Niop Marabá, sudeste do Pará, infere-se que os números de ocorrências geradas foram mais do que no mesmo período do ano passado. As chamadas falsas também aumentaram. Em relação ao ranking das principais ocorrências geradas em Marabá, vê-se que roubo destacou-se em primeiro lugar, e em segundo veio atitude suspeita. Confira a seguir.

Dados do Call Center 190 em Marabá – Julho 2019

TIPO

2018

2019

Ocorrências geradas/registradas

469

696

Ligações falsas (trotes)

30

52

 

Ranking das 5 principais ocorrências via 190 em Marabá Julho 2019

OCORRÊNCIAS

2019

1. Roubo/Assalto

105

2. Atitude suspeita

79

3. Lesão corporal

70

4. Ameaça

68

5. Apresen. na delegacia

65

 

De acordo com o diretor do Ciop, os reforços realizados em julho foram positivos para a segurança pública, pois no geral os índices resultam em uma queda em comparação com 2018. “O saldo do balanço do 190 na Operação Verão 2019 foi positivo, tanto na RMB quanto nos nossos Núcleos Regionais. Nosso principal objetivo foi reforçar, diuturnamente, o serviço de atendimento ao público por meio de ligações telefônicas para o 190, atendendo casos de urgência e emergência, na área de segurança pública. Também, reforçamos o trabalho de videomonitoramento com câmeras em vias públicas, o que auxiliou estrategicamente no trabalho realizado no combate e prevenção de criminalidade. Agora, nossa meta é analisar os índices gerais e buscar sempre mais atuar proativamente para proporcionarmos segurança a população paraense”, destaca o coronel Rayol.

No interior do Pará, também, o Centro manteve seu serviço intensificado por meio dos Núcleos Integrados em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá, Paragominas, Santarém e no CAD Salinas.

Texto: Edenice Pereira (Ascom CIOp)

Foto: Rayla Fabiola (Ascom CIOp)

registrado em:
Fim do conteúdo da página